terça-feira, 20 de maio de 2014


Sofocracia
    
      A proposta platônica que dispõe a sofocracia como um sistema político onde governam os sábios nos coloca diante de varias questões como a de quem seriam os sábios?  Onde se formariam? Como se afirmariam? Dentre muitas outras questões, no entanto buscando humildemente contextualizar e trazer para nossos dias um pouco conceito pensado por Platão discutiremos perspectivas atuais diante do mesmo.
Platão dispõe que tal habilidade poderia ser adquirida com a educação devida, fazendo alusão a três métodos educacionais, visando produzir o homem sábio como produto aos que o atingissem o estágio final de tal modelo. E este sábio  que por consequência também seria o mais justo no que se tratam de questões políticas, seria por competência e habilidade o apto a governar. É importante lembrar que seria impossível querer aplicar o mesmo conceito 24 séculos após o mesmo ser pensado, no entanto lembrado as devidas proporções me parece coerente à necessidade de mais competência para muitos de nossos representantes políticos, que muitas vezes acabem eleitos por uma massa que os escolhe mais por status midiáticos, do que por suas competências e habilidades de governar.


Ciente da importância da vida política e as possibilidades que a democracia dispõe ao cidadão com o poder de regência coletiva, torna-se complexo o extremismo de banalizar sua ideologia, ainda que o sistema em nosso contexto seja enfraquecido por uma massa carente de bons representantes, descrentes de política e facilmente manipulável por mídias, religiões e demagogos, fica difícil imaginar como viável uma sofocracia que não seja de maneira utópica e surreal. No entanto muito do que ela produziu como conhecimento nos seria de grande valia e poderia ser como mais uma critica construtiva para um investimento em educação, em função de formar uma sociedade capaz de se governar através de representantes competentes. Imagino que viabilizando as condições para tal cenário talvez o mesmo pudesse se fazer acontecer como processo, porem enquanto a massa continuar “corrompida” no sentido político a democracia perde seu sentido por não se fazer efetiva e coerente na relação teoria e pratica conceitual. 

Significado: Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é o sistema político defendido por Platão em "A República". Neste sistema, só poderá governar quem detiver o saber. Assim se constituiria o regime ideal.


                                                                                                   DJMF

Nenhum comentário:

Postar um comentário